TFT Set 6 - Bugigangas e Engenhocas: conheça campeões, classes e origens

TFT Set 6 - Bugigangas e Engenhocas: conheça campeões, classes e origens

TeamFight Tactics (TFT): Bugigangas e Engenhocas já está disponível no PBE, o servidor de testes do League Of Legends. O novo conjunto está previsto para ser lançado na atualização do patch 11.22 dos jogos da Riot Games, dia 3 de novembro. O set 6 conta com 58 campeões, como a recém chegada Vex, atualização de classes, origens e mudanças na jogabilidade, sendo a principal delas o Núcleo Hex, que permitirá aprimoramentos únicos em cada partida. Tudo para montar composições e estratégias diferenciadas de acordo com cada partida. O novo set tem ainda as Duplas Dinâmicas - um novo modo de jogo, disponível apenas em 17 de novembro, e os Campeões Chibi. A seguir, veja detalhes das novidades de Bugigangas e Engenhocas do TFT.

TeamFight Tatics recebe o set 6 com mudanças e novo modo de jogo — Foto: Divulgação/Riot Games
TeamFight Tatics recebe o set 6 com mudanças e novo modo de jogo 

Classes

Os jogadores podem já ter familiaridade com algumas das 13 classes disponíveis no novo conjunto. Os Assassinos e Atiradores de Elite estão de volta, mas a classe Colossus é novidade no set. Bugigangas e Engenhocas ainda conta com Arcanista, Brutamontes, Cano Duplo, Colosso, Desafiante, Encantador, Guarda-Costas, Inovador, Intelectual, Protetor e Transformador.

  • Arcanista

Os Arcanistas aumentam o Poder de Habilidade dos aliados. Poder da Classe: (2) 20% de PdH para todos os aliados; (4) 40% de PdH adicional para Arcanistas; (6) 40% de PdH para todos os aliados e 50% de PdH adicional para Arcanistas; (8) 120% PdH para todos os aliados. Campeões: Twisted Fate, Ziggs, Swain, Vex, Malzahar, Lux e Viktor.

  • Assassino

Como de costume em outros conjuntos, os Assassinos saltam na retaguarda inimiga. As habilidades dessa classe podem causar Acerto Crítico, além de ganharem Chance de Acerto Crítico e Dano de Acerto Crítico Adicionais. Poder da classe: (2) 10% de Chance de Acerto Crítico e 25% de Dano Crítico; (4) 30% de Chance de Acerto Crítico e 50% de Dano Crítico; (6) 50% de Chance de Acerto Crítico e 75% de Dano Crítico. Campeões: Twitch, Katarina, Talon, Ekko, Shaco e Akali.

  • Atirador de Elite

Atiradores de Elite causam dano adicional para cada hexágono (casa) de distância entre eles e o alvo. Poder da classe: (2) 9% dano adicional; (4) 16% dano adicional e (6) 30% dano adicional. Campeões: Caitlyn, Kog'Maw, Tristana, Miss Fortune e Jhin.

  • Brutamontes

Todos os aliados têm Vida aumentada pelos Brutamontes, que recebem o efeito em dobro. Poder da classe: (2) 150 de Vida; (4) 300 de Vida; (6) 500 de Vida e (8) 900 de Vida. Campeões: Illaoi, Trundle, Vi, Cho'Gath, Zac, Dr Mundo e Tahm Kench

  • Cano Duplo

Toda vez que um Cano Duplo atacar, ele tem chance dois golpes. (2) 40% de chance; (4) 70% de chance e (6) 100% de chance. Campeões: Graves, Kog'Maw, Gangplank, Urgot e Jinx.

  • Colosso

Uma das novidades desse set é a classe Colosso, com uma mecânica nunca vista anteriormente. Inato: esses campeões são maiores, mais poderosos e ocupam dois espaços no seu tabuleiro. Poder da classe: (1) Colossos ficam imunes a efeitos de Controle de Grupo (Crowd control, o conhecido "cc"); (2) 25% de redução de dano para Colossos. Campeões: Cho'Gath, Sion e Galio.

  • Desafiante

Desafiantes têm Velocidade de Ataque aumentada. Ao conseguir abates, os Desafiantes pulam para um novo alvo e dobram o bônus de Velocidade de Ataque por 2.5 segundos. Poder da classe: (2) 30% de Velocidade de Ataque; (4) 70% de Velocidade de Ataque; (6) 125% de Velocidade de Ataque e (8) 200% de Velocidade de Ataque. Campeões: Camille, Quinn, Warwick, Samira, Fiora, Yone e Kai'Sa.

  • Encantador

Curas e escudos dos Encantadores são mais fortes. Além disso, todo os aliados recebem Resistência Mágica (MR) aumentada. Poder da classe: (2) 20% cura e escudo e 20 de Resistência Mágica; (3) 25% cura e escudo e 35 de Resistência Mágica; (4) 30% cura e escudo e 50 de Resistência Mágica e (5) 40% cura e escudo e 75 de Resistência Mágica. Campeões: Lulu, Taric, Orianna e Janna.

  • Guarda-Costas

Além de ter Armadura aumentada, os Guarda-Costas provocam os inimigos adjacentes (hexágonos ao lado) no início dos combates. Poder da classe: (2) 60 de Armadura; (4) 120 de Armadura; (6) 200 de Armadura e (8) 350 de Armadura. Campeões: Darius, Poppy, Blitzkrank, Leona, Braum e Galio.

  • Inovador

Os Inovadores constroem um companheiro mecânico para ajudá-los. Eles se assemelham muito aos Cultistas, do set 4, de certa forma. Cada um dos companheiros têm poderes diferentes. Poder da classe: (3) Escaravelho Mecânico; (5) Urso Mecânico e (7) Dragão Mecânico. Campeões: Ezreal, Singed, Zilean, Heimerdinger, Seraphine e Jayce.

  • Intelectual

Aliados dos Intelectuais recebem Mana a cada dois segundos. Poder da classe: (2) 5 de Mana; (4) 15 de Mana e (6) 30 de Mana. Campeões: Zyra, Heimerdinger, Lissandra, Janna e Yuumi.

  • Protetor

Protetores ganham escudos por quatro segundos sempre que utilizarem uma habilidade, no entanto, eles não podem ser acumulados. Poder da classe: (2) 18% da Vida máxima em escudo; (3) 30% da Vida máxima em escudo; (4) 45% da Vida máxima em escudo e (5) 60% da Vida máxima em escudo.
Campeões: Garen, Kassadin, Blitzkrank e Sion.

  • Transformador

Jayce é o único transformador e pode assumir duas formas, a depender se for colocado na linha de frente ou de trás do tabuleiro durante a Fase de Planejamento. Campeão: Jayce.

Classes e origens do set 6 já foram reveladas pela Riot Games — Foto: Divulgação/Riot Games
Classes e origens do set 6 já foram reveladas pela Riot Games 

Origens

Nas origens para o set 6, a Riot resolveu trazer algumas novidades que podem formar combinações fortíssimas e um pouco de imponderável. Acadêmico, Agarradinha, Defensor, Glutão, Imperial, Irmã, Mercenário, Mutante, Quimtec, Socialite, Sucateiro, Transgressor e Yordle são as origens disponíveis em Bugigangas e Engenhocas.

Acadêmico

Acadêmicos adquirem bônus em Dano de Ataque e Poder de Habilidade. Eles também podem aprender com seus aliados, aumentando ainda mais esses poderes sempre que um parceiro utilizar uma habilidade. Poder da origem: (2) 15 Dano e PdH, 4 Dano e PdH bônus; (4) 30 Dano e PdH, 7 Dano e PdH bônus; (6) 50 Dano e PdH, 10 Dano e PdH bônus, e (8) 70 Dano e PdH, 15 Dano e PdH bônus. Campeões: Garen, Graves, Katarina, Leona, Lux, Yone e Yuumi.

  • Agarradinha

Yuumi se conectará ao aliado mais próximo a ela no início da batalha ou ao que tenha menos Vida após ficar um período desconectada. Ao ligar-se a alguém, concede escudo ao aliado alvo. Esse escudo equivale a 30% da Vida máxima de Yuumi. A campeã se desconecta do parceiro se o escudo for quebrado. Enquanto conectada, Yuumi não pode ser alvo de ataques ou habilidades, e ganha cinco de mana por segundo e cinco de mana sempre em que o aliado conectado a ela atacar. Campeã: Yuumi.

  • Defensor

Detém os inimigos no início dos combates por quatro segundos, removendo-os temporariamente da luta. Poder da origem: (2) detém o inimigo com maior Vida máxima e (4) detém o inimigo que gerou mais dano no último combate dele. Campeões: Caitlyn, Vi, Fiora e Jayce.

  • Glutão

Uma vez a cada Fase de Planejamento o jogador pode sacrificar uma unidade para alimentar Tahm Kench. Essa unidade é consumida e concede bônus permanente de atributos ao campeão. Quanto mais valiosa a unidade de sacrifício, maior o efeito. Para alimentar Tahm Kench, basta segurar a unidade até que sua boca abra e então soltá-la. Campeão: Tahm Kench.

  • Imperial

No início de cada combate, o Imperial que gerou mais dano no último combate se torna o Tirano. Essa designação faz com que o campeão cause dano adicional. Ao morrer, o Imperial que tiver causado a maior quantidade de dano nesse combate se torna o novo Tirano. Poder da origem: (3) 60% de Dano extra e (5) 100% de Dano extra. Campeões: Swain, Talon, Samira e Sion.

  • Irmã

As irmãs ficam mais fortes ao tentar superar uma a outra. Vi aumenta seu alcance de habilidade em duas casas enquanto a Jinx recebe Velocidade de Ataque acumulativa por três segundos ao conseguir uma eliminação. Campeãs: Vi e Jinx.

  • Mercenário

Receba um baú toda vez que vencer um combate contra outro jogador. No início de toda Fase de Planejamento, um dado poderá ser rodado para adicionar mais espólios ao baú. Quanto mais tempo permanecer fechado, mais sorte terá nos dados. Poder da origem: (3) jogue dois dados e (5) jogue um terceiro dado que concede uma orbe bônus imediatamente. Campeões: Illaoi, Quinn, Gangplank, Miss Fortune e Tahm Kench.

  • Mutante

Mutantes recebem efeitos únicos diferentes a cada partida. Poder da origem: (3) aleatório e (5) aleatório. Campeões: Kassadin, Kog'Maw, Cho'Gath, Malzahar, Dr Mundo e Kai'Sa.

  • Quimtec

Ao ficar abaixo de 60% de Vida, campeões Quimtec ganham 25% de Redução de Dano, 50% de Velocidade de Ataque e regeneram 5% da Vida máxima por segundo. Poder da origem: (3) quatro segundos de duração; (5) oito segundos de duração; (7) 15s de duração e (9) dura até acabar a rodada. Campeões: Singed, Twitch, Lissandra, Warwick, Zac, Dr Mundo, Urgot e Viktor.

  • Socialite

Socialites revelam um holofote no tabuleiro. A unidade que estiver no holofote ao início do combate receberá efeitos únicos. Poder da origem: (1) 15% de Dano adicional; (2) 5 de Regeneração de Mana por segundo e (3) Vampirismo Universal adicional. Campeões: Taric, Seraphine e Galio.

  • Sucateiro

Ao iniciar uma luta, uma certa quantidade de componentes incompletos nos Campeões Sucateiros é transformada em itens efêmeros completos durante aquele combate. No início de todo combate, campeões Sucateiros recebem 70 de Escudo de Vida que aumenta com cada item equipado. Poder da origem: (2) um componente incompleto; (4) três componentes incompletos e (6) todos os componentes incompletos; Vida adicional é dobrada. Campeões: Ezreal, Ziggs, Trundle, Blitzkrank, Ekko, Janna e Jinx.

  • Transgressor

Aliados escolhidos se escondem nas sombras, ganhando 30% de Vampirismo Universal, 50 de Armadura e 50 de Resistência Mágica. Poder da origem: (3) o campeão Transgressor com a Vida atual mais baixa; (5) todos os Transgressores, e (7) todos os aliados e com os efeitos dobrados. Campeões: Darius, Twisted Fate, Zyra, Shaco, Braum e Akali.

  • Yordle

Poder da origem: (3) depois de enfrentar outro jogador, um Yordle aleatório aparece gratuitamente na sua reserva, e (6) 20% de redução do custo de Mana dos Yordles. Campeões: Poppy, Ziggs, Lulu, Tristana, Heimerdinger e Vex.

Núcleo Hex é novidade de Bugigangas e Engenhocas — Foto: Reprodução/Vinicius Lage
Núcleo Hex é novidade de Bugigangas e Engenhocas

Jogabilidade

O set 6 traz uma nova mecânica em Teamfight Tactics. Os Aprimoramentos Hextech poderão ser adicionados ao Núcleo Hex. Dessa forma, as possibilidades ficam ainda maiores, pois são mais de 140 Aprimoramentos Hextech disponíveis no jogo para fazer com que cada partida seja ainda mais única e o tabuleiro seja sempre diferente.

Além disso, existem três níveis de aprimoramentos, variando entre os mais simples e os mais poderosos. Alguns desses estarão disponíveis apenas em um nível, enquanto outros aparecerão ainda mais fortes em levels mais altos. Vale ressaltar que todos os jogadores terão acesso aos três níveis disponíveis para enriquecer seu Núcleo Hex ao mesmo tempo durante as partidas, mas os aprimoramentos poderão variar entre os jogadores, prometendo testar o poder de adaptação de cada um.

Alguns itens foram modificados para não causar problemas com outros jogos da produtora, como a Força da Natureza, que foi retirada e deu lugar à Coroa Tática. A mudança visa não confundir quem joga tanto League of Legends (LoL) e TFT por terem itens iguais. O Furacão de Runaan perdeu o efeito de contato, mas agora dá 15 de Poder de Ataque.

Aprimoramentos Hextech poderão ser escolhidos durante as partidas — Foto: Reprodução/Vinicius Lage
Aprimoramentos Hextech poderão ser escolhidos durante as partidas

Duplas Dinâmicas

O novo modo de jogo de TFT estará disponível apenas na segunda atualização do Set 6 e vem junto com o patch 11.23, em 17 de novembro. O modo é feito para ser jogado em duplas, sendo possível entrar na fila já com um amigo ou até mesmo sozinho, sendo pareado com alguém aleatoriamente. Mesmo em duplas, o jogo funciona como o TFT normal, todavia tem algumas artimanhas para que ambos se ajudem a chegar à vitória.

O Arsenal Auxiliar é uma mecânica que auxilia a dupla. No estágio 2-5 e no 6-2, um pode escolher componentes de itens e ouros para presentar a outra pessoa. No estágio 6-2 poderão ser encontrados itens completos como espólios, além de Emblemas de características e Runas de Lealdade. A dupla pode retribuir o favor no estágio 2-6 e 6-3.

As Runas de Lealdade serão oferecidas no início do jogo, no estágio 4-2 e também poderão ser encontradas no Arsenal Auxiliar, como dito anteriormente. Esse item consumível permite enviar um campeão do seu tabuleiro para a sua dupla. O personagem será enviado com todos os itens em uma bolha de espólios, podendo ser utilizado como sua dupla bem quiser.

A última mecânica dessas Duplas Dinâmicas é o envio dos seus campeões sobreviventes para o tabuleiro do seu parceiro, para ajudá-lo a vencer a batalha. Todos os campeões são fiéis ao tabuleiro original, preservando características e Aprimoramentos adquiridos no mesmo. Por fim, eles não causarão dano adicional ao adversário se a dupla vencer a batalha. Caso a vida do parceiro chegue a zero, ambos irão para um de vida. Em caso de nova derrota, a dupla é eliminada.

Duplas Dinâmicas será um novo modo de jogo disponível em Teamfight Tactics — Foto: Divulgação/Riot Games
Duplas Dinâmicas será um novo modo de jogo disponível em Teamfight Tactics 

Campeões Chibi

Jinx, Ekko e Vi estarão disponíveis em versão Chibi para o TFT — Foto: Divulgação/Riot Games
Jinx, Ekko e Vi estarão disponíveis em versão Chibi para o TFT 

Ekko, Jinx e Vi ganham versões Chibi junto do lançamento de Bugigangas e Engenhocas. As versões miniaturas dos campeões de League of Legends funcionam como uma Pequena Lenda, podendo criar portais e infligir dano aos oponentes em TFT. Para obtê-los, basta ir à loja e adquiri-los por R$44,90. Não é necessário subi-los de nível com Fragmentos Estelares, pois eles não têm versões diferentes das originais. Outra interação que não será possível, é utilizá-los no ARAM. A Riot optou por evitar possíveis confusões que poderiam ser causadas no modo de jogo.