Análise de Draft: Rensga X Loud nas quartas de final do CBLOL

Análise de Draft: Rensga X Loud nas quartas de final do CBLOL

Saudações invocadores e amantes do Stattrak. Estamos na reta final do CBLOL, temos apenas mais 3 séries pela frente, semifinais e a grande final do CBLOL. As quartas surpreenderam muita gente, então vamos dar uma olhada no que ocorreu no confronto da Rensga contra a LOUD e entender como as decisões de draft impactaram o jogo.

Rensga X Loud - Análise de Draft

Jogo 1

Imagem do draft do primeiro jogo com ordem de picks correta.

Banimentos: Bans bem coerentes dos 2 lados, varus, diana e lee sin são otimos picks para fazer nas primeiras escolhas red side, enquanto Yahm Kench e Xin Zhao também são first picks fortes. Única "surpresa" é o ban de Kalista, que é um péssimo pick para blindar, mas jajá vamos entender isso.

B1 - First pick viego: Esperado

R1 R2 - Thresh e Renekton: Volta sólida da Rensga, mas que "entrega o plano de jogo", querem jogar com campeão de scaling bot (geralmente thresh se usa para isso) e o Renekton é o melhor blind pick para jogar ao redor da toplane, sabemos que esse renekton pode ir para o Yuri, que já trouxe muitos picks desse tipo, e isso explica o ban de Kalista que é forte counterpick junto com nautilus contra botlanes de scaling.

B2 B3 - Aphelios e Nautilus: Aphelios é a melhor dupla com Thresh no meta atual, e Nautilus é um dos melhores campeões contra Thresh. Com essa volta removem a dupla do thresh e fazem um counterpick simultânemante. Os custos dessa dupla é a falta de sinergia, Nautilus é um campeão que quer dar roaming e engage, enquanto Aphelios é melhor jogado em desengage e com suporte o ajudando a farmar.

R3, bans e R4 - R3 Nidalee: Sendo a dupla mais popular com o renekton, "confirmando" o plano de jogo de jogar ao redor do top. Bans da Rensga são Gwen e Mundo, respostas que podem absorver a pressão de Nidalee + Renekton e dificultar o plano de destruir a toplane. Enquanto a LOUD bane Twisted Fate e Sylas, dois campeões para habilitar um Blind pick mid da LOUD, uma vez que a Rensga tem o last pick. R4 Jinx, provavelmente segunda melhor dupla para Thresh quando se quer scaling, é até surpreendente que a LOUD não baniu, pois sobrariam opções como Ashe ou Kog Maw que mantém o plano de scaling deles, mas Trigo não jogou nenhuma vez com eles esse split, e os outros campeões não teriam um late game tão forte.

B4 B5 - Leblanc e Kennen: Agora os bans de Sylas e Twisted fate se tornam mais obvios, são opções bem fortes contra a Leblanc juntamente com a lissandra. Também vai conseguir jogar contra renekton caso ele vá mid. Kennen é um counterpick histórico do Renekton, mas com as mudanças do Kennen seu estilo de jogo é burst/teamfights e seus auto ataques não são tão opressivos contra o renekton além de ser um campeão com pouca resistência, que é tudo que o Renekton e Nidalee querem enfrentar no top. Caso ele consiga passar uma fase de rotas suave com certeza será mais útil que o Renekton, porém é um pick arriscado.

R5 - Irelia: Carta na manga do Yuri. A resposta mais lógica e consistente é Lissandra, ela auxiliaria no plano de divar top, além de ser mais 1 campeão para defender a Jinx no final do jogo. A diferença da Irelia para a Lissandra é a quantidade de dano que a irelia causa, como causa muito mais dano, o time não depende da Jinx pegar recurso para vencer lutas no final do jogo. Além disso há a possibilidade da diferença de skill individual do Yuri contra o Dynquedo habilitar um efeito bola de neve pelo mid. Diria que isso demonstra uma confiança individual e vontade de fazer um impacto grande na partida bem alta do Yuri.

Ficou perdido com tanta informação? Se liga nessa imagem para resumir!

Time da LOUD possui uma dupla e um trio sinérgico, Nautilus apenas responde o Thresh. Rensga possúi duas duplas sinérgicas, e também essas duplas sinergizam entre sí. Irelia é uma resposta individual e preferência do Yuri. Enquanto a Rensga ativamente fez um plano de jogo claro no draft, LOUD focou seus esforços em responder o plano inimigo em vez de ela mesma criar um plano.

Breve resumo jogo 1:

Mesmo com 2 mortes da Rensga, a vantagem em farm e arauto demonstram o plano de jogo de jogar na topside. Logo no início de jogo conseguem atrasar a selva do Viego, que é o campeão mais importante da LOUD, dificultando qualquer jogada cedo.
Rensga rapidamente converte a vantagem (tp, farm e arauto) criada no topo para colocar 5 membros no bot, soltar o arauto, levar a torre e habilitar sua principal fonte de dano (Jinx) garantindo o late game. Isso é a força da sinergia de topside vencedora com um late game forte por parte da botside.
Loud, já muito atrás em ouro tenta uma última iniciação em cima do Damage, antes que Trigo possa ir base converter o gold das duas torres levadas. Rensga acaba vencendo a luta, levando o arauto e ficando uma quantidade irremediável de ouro e objetivos a frente. A partir daí, mesmo com a Rensga cometendo vários erros e perdendo algumas lutas, conseguem todos os objetivos e vencem uma luta aos 25 min de jogo que permite que levem o nexus.
Estatísticas da partida: A vantagem conquistada aos 15 se manteve, e a vitória foi consequência.

Jogo 2

Imagem do draft do segundo jogo com ordem de picks correta.

Banimentos Rensga: Aparentemente não querem jogar com/contra Tahm Kench, Kiari costuma jogar com carregadores, então mesmo que o TK esteja bem forte optam por banir. A Kalista novamente é um counter de Aphelios+peel, como Também de Ezreal, e os 83% de taxa de vitória do Duds com o campeão devem estar assustando. O banimento de Thresh vem para impedir o Thresh+Aphelios uma vez que Kalistae Varus estão novamente banidos.

Banimentos LOUD: Ban de Varus redside meio estranho, similarmente a Kalista, Duds tem 2 derrotas com o campeão, enquanto Trigo tem 75% de taxa de vitória com o mesmo, como Duds não deve se sentir confortável, a única opção é banir. Renekton foi provado que a LOUD não tem capacidade de resposta no último game, enquanto a Leblanc também é estranho banir na primeira rotação, jogo passado baniram 2 campeões para pickar Leblanc, Dynquedo não consegue jogar com esses 2 campeões contra Leblanc nem contra esses 2 campeões de Leblanc? Os banimentos da LOUD escancara medo dos adversários. Agora sobram Viego, Lee sin, Diana, Xin Zhao de opções fortes na selva, isso também explica a falta de banimentos na selva, com tantas opções fortes abertas, banir apenas alguns é trocar 6 por meia  dúzia.

B1 - Lee sin: Escolha sólida e provávelmente conforto, uma vez que Xin Zhao e Viego são considerados picks mais fortes. Apesar dos nerfs ainda é Flex pick para mid/top.

R1 R2 - Aphelios Xin Zhao: Xin Zhao é um pick muito forte, e ele combina bem com campeões encantadores no mid ou top como Lulu e Karma, com Kalista e Varus banidos a escolha de Aphelios é bem segura, mesmo sem thresh, Aphelios também combina com esses campeões encantadores.

B2 B3 - Ezreal Leona: Mais uma bot lane estável da Rensga, que deve querer jogar pra top side novamente, Leona e Ezreal tem uma boa capacidade de criação de jogada, mas provavelmente Leona vai rotacionar assim que possível, enquanto Ezreal segura a botlane sozinho com tranquilidade

R3 bans e R4: R3 Braum: Escolha bem sólida, segundo melhor suporte com Aphelios, além de combinar com Xin Zhao e o tema dos encantadores e counterar a Leona. Com a escolha do Ezreal leona, LOUD já remove Camille e Irelia, campeões fortes para jogar pelo topside, como também são picks fortes contra as ideias do Tay, que é jogar de Jayce ou encantadores. Rensga com uma ótima leitura de Draft bane Lulu e Karma, campeões que poderiam ser tanto top quanto mid, e que sinergizam com todos campeões da LOUD. R4 Jayce: Com os encantadores banidos, resta pegar Orianna/Seraphine, que só são viáveis no mid e sofrem na mão de counterpicks, ou algum mago de utilidade pelo mid ou pelo top. A escolha de Jayce basicamente "copia" o plano da rensga de pegar vantagem top e converter pro bot, enquanto mantém uma possibilidade de Jayce mid também.

B4 B5 - Wukong e Zoe: Wukong é um counter pick conhecido para Jayce, é um dos poucos que sobraram no draft que permitem um jogo na topside por parte da Rensga. A Zoe é simplismente um pick que beira a perfeição, fortíssima contra Jayce, fortíssima contra Orianna (escolha gritante no draft, uma vez que Dynquedo tem 5 jogos 5 vitórias com a mesma, além de completar a composição da LOUD com perfeição).

R5 - Pick mais difícil do jogo, o que fazer? Pegar Orianna que dynquedo tem experiência, e é ótima na composição, mas em um match up ruim? Colocar o Jayce em um match up igualmente ruim no mid, e pegar o Kennen top, para ter o dano AP e a utilidade que  o time precisa? Pegar a Seraphine, que é o pick mais lógico da composição, porém em um match up mediano, faltando dano mágico no time e sem grandes experiência com o campeão? Minha opinião é que os 3 melhores picks aqui seriam Seraphine, Malzahar ou Galio, que fazem papel de utilidade, dão dano mágico e são fortes contra Zoe, porém Dynquedo não costuma jogar com esse tipo de campeão, sendo uma opção da pool dele Twisted Fate, que faria utilidade e tem um match up aceitável. Dynquedo escolhe Akali, um pick totalmente inesperado, uma vez que é considerado fraco contra Zoe, como também não tem sinergia nenhuma na composição da LOUD. Como Dynquedo é experiente com a Akali existem 2 possibilidades de por quê ele escolheu a Akali: 1- Conforto, não encontrou nenhum pick que faria mais sentido, e pegou um campeão que está confiante e é bom 2- Experiência na match up, apesar de grande maioria dos players preferirem a Zoe do que a Akali nesse match, Dynquedo conhece alguma janela de oportunidade ou interação que viabiliza o match up.

Sinergias e plano de jogo da LOUD são basicamente o mesmo da Rensga no jogo passado, pegar vantagem pelo top side e converter para botside. Draft da Rensga contém poke e alguma força early, seu draft principalmente responde o draft da LOUD, impedindo que seja fácil executar o plano de jogo de pegar uma vantagem top side ao escolher 4 campeões fortes no início do jogo e um ADC independente que permite roaming da leona.

Breve resumo do jogo 2:

Early game conturbado, com a Rensga morrendo em dives no top e no bot, porém o gold se mantinha estável. Após a luta no arauto a LOUD pega uma pequena vantagem, mas nenhum dos dois times pega o buff do arauto.
Dive na Botside permite LOUD levar a primeira torre do jogo e pegar a dianteira na partida.
Mesmo com Loud a frente em gold, rensga estava tempo a frente, assegurando o controle superior de visão no rio e rotação antecipada, pela lógica o arauto deveria ser da Rensga. Enel entra desrespeitando para contestar, é morto rapidamente, os cowboys conseguem no total 2 abates e o arauto, tomando as rédeas da partida novamente
Rensga continuou um snowball controlado, ficando a frente em ouro, porém em uma iniciação na selva da LOUD acabaram perdendo boa parte de sua vantagem.
Um pickoff no enel por parte do Croc acaba sendo o momento definidor da partida. Conseguem abater Enel e Ceos, logo após isso pegam o Narão, voltam a base, pegam dragão e matam o Duds. Com isso conseguem levar o jogo até o nexus.
Estatísticas da partida. Rensga pegui leve vantagem e acabou morrendo em dives. Loud começou a construir sua vantagem, mas a luta no arauto permitiu um pequeno snowball por parte da Rensga. Após isso o pickoff no Enel garantiu a vitória. A Akali Last pick por parte do Dynquedo acabou sendo o campeão menos efetivo da Rensga.

Jogo 3

Imagem do draft do terceiro jogo com ordem de picks correta.

Banimentos LOUD: Renekton e Varus pelos motivos já explicados no draft do 2o jogo, enquanto Lee, de maneira semelhante a decisão de ban do Renkton, se provou uma escolha sólida que não conseguem responder.

Banimentos Rensga: Tahm Kench e Kalista pelos mesmos motivos do draft passado, como são Red side podem pegar o thresh, e resolvem banir a Leblanc, que Dynquedo performou bem no primeiro jogo..

B1 - Xin Zhao: Escolha forte e lógica, como Viego não funcionou, e o Xin Zhao perdeu para Lee sin, talvez agora Xin Zhao contra outro jungler funcione.

R1 R2 - Thresh Diana: Thresh com prioridade em ambos os times é uma escolha sólida, enquanto a diana responde o Xin Zhao, esperando um jogo mais calmo no início. Não escolhem Aphelios ainda para evitar algum tipo de counterpick como Ashe ou Ziggs. Também caso não escolhessem a Diana, Loud poderia pegar mid ou top e Rensga teria que decidir entre ter 2 junglers banidos ou ter alguma resposta a esses picks banidos.

B2 B3 - Kaisa e Nautilus: Como os jogos de Aphelios com early game mais passivo não funcionaram, esses picks definem o plano de jogo e esperam um snowball forte na botlane. Aphelios é um pick forte contra Kaisa, mas Duds está dizendo com esse pick "eu não me importo que seu pick é teoricamente forte contra o meu, meu early é mais forte, vou forçar pra cima de você e isso não vai fazer diferença"

R3, bans e R4 - R3 Aphelios: Pick esperado, bom contra Kaisa, bom com Thresh. Bans: Syndra, um bom blind pick mid, com a Leblanc banida provável que seja o melhor, demonstram que querem dar last pick pro mid. Lucian banido após a Syndra, Syndra é uma resposta pro Lucian, LOUD reagiu ao ban de Syndra. Ban de Wukong, como a resposta para Jayce está sendo Wukong, sinalizam que querem pegar Jayce. LOUD responde banindo a Irelia, que é um flex pick forte da Rensga. R4: Jayce, uma vez que wukong está banido.

B4 B5 - Mundo e Akali: Mundo, resposta forte contra Jayce, além de ser um ótimo weak side, para que a LOUD possa jogar pela parte inferior do mapa. Akali novamente é conforto do Dynquedo, e ela pode auxiliar nesse plano de snowball early na parte inferior do mapa.

R5 - Camille: Com a escolha de Mundo e Akali, Jayce tem um match up tranquilo no mid, e terrível no top, além disso mundo tem 2 counters fortes para jogar topside, Camille e Aatrox. Decidem pela Camille, finalizando o plano esperado de jogar pelo topo do mapa, enquanto a LOUD vai jogar pela parte inferior. Quem conseguir acelerar mais o jogo deve ganhar a partida, porém caso ambos os times fiquem igualados a Rensga tem o melhor mid late game. O responsáveis por acelerar a partida são os jogadores da LOUD.

Composição da LOUD tem como plano jogar para early game Botside. Mundo auxilia nesse sentido pois normalmente não necessita de atenção no top. Ja a rensga mantém as duas duplas que foram escolhidas redside nos 3 jogos, dupla top e jungle fortes com botlane de Scaling, para pegar u arauto e vantagem top, convertendo essa vantagem para Botside no mid late game.

Breve resumo do jogo 3:

Apesar de uma big wave da Loued estar no top Duds está muito atrasado, com isso Kiari inicia em Ceos, garantindo um abate, Loud inicia 4 contra 5, Enel morre e Rensga captura o primeiro arauto.
Rensga segue seu plano de jogo e utiliza arauto pela botside, porém com boa iniciação do Ceos e TP do Dynquedo LOUD conquista 4 abates.
Em um erro de rotação da LOUD, Rensga leva torre do mid desprotegida com 3 de seus membros, após isso conseguem iniciação no Ceos em um 4v3 e abatem 3 membros da LOUD.
Ceos tenta iniciação no Yuri, porém acaba acertando o Damage. Rensga rapidamente elimina ceos e vai com tudo pra cima da LOUD. 3 abates a 0, essa vantagem em ouro somado ao Scaling superior e 2 dragões a 0 são uma posição vencedora para Rensga, que só não pode cometer erros grosseiros.
Rensga, apesar de algumas lutas conturbadas conquistou o Barão e partiu para o GG fechando a série com 3 a 0.

Conclusão

Os drafts da LOUD foram muito mais inconsistentes, não tendo planos de jogo tão solidos, e em diversos momentos do draft mostraram que tem menos flexibilidade e confiança que a Rensga. Seu melhor draft foi o primeiro, tinha um bom scaling e boa sinergia como composição, porém a Rensga conseguiu executar o plano de jogo perfeitamente, quem sabe após isso ficaram abalados e fizeram decisões de conforto/emocionais (medo de certos picks, vontade de jogar com outros) em vez de decisões estratégicas?

Em todos jogos rolou lutas pelo primeiro arauto, objetivo que tem prioridade gigante, mas sempre um lado tem a vantagem para conquistá-lo. Faltou por parte da LOUD ou reconhecer que não tinha a vantagem para conquistá-lo, e seguir para uma jogada em outra parte do mapa, ou executar a rotação e luta no rio corretamente.

Rensga apesar de um macro de early game forte e um ótimo snowball inicial, cometeram vários erros de laning phase nos primeiros minutos, como também deram oportunidades para seus oponentes criarem algo, mesmo em posições vencedoras. E se a Rensga tiver que jogar um late game sem uma posição vencedora? Ou contra outro time, será que conseguirão voltar pro jogo, mesmo após esses pequenos erros? Será ela capaz de jogar de maneira consistente e converter uma pequena vantagem na vitória? Veremos isso nas semis.