Análise de Draft: Flamengo X Red nas quartas de final do CBLOL

Análise de Draft: Flamengo X Red nas quartas de final do CBLOL

Saudações invocadores e amantes do Stattrak. Declarações polêmicas do jogador Felipe "Ranger" Bombrilla no combo podcast comentam que a falta de analista os fez entrar pro jogo já com grande desvantagem. Vamos analisar isso na série RED contra Flamengo.

Após a análise dos Drafts com um esquemático resumindo, vou fazer um breve resumo de cada jogo e no final do artigo comentar sobre falhas cometidas que um bom analista poderia ter impedido.

Introdução

Para você que não trabalha com lol, entenda a notação de draft: B = Pick do lado azul, enquanto R = Pick do lado vermelho, e os números significam a posição. Então todo jogo temos: 6 Banimentos -->B1 --> R1 + R2 --> B2 + B3 --> R3 --> 4 Banimentos --> R4 --> B4 + B5 --> R5.

Na primeira fase de banimentos o lado azul começa banindo, e na segunda fase o lado vermelho começa banindo. Após todas as escolhas os jogadores trocam os campeões entre sí, colocando cada campeão na devida rota e jogador.

Glossário de termos utilizados no texto:

Se você já entende esses termos desce logo pra análise! Mas se você é novo nesse meio, se liga nas definições:

-Posição ganha: Na situação atual e com jogo minimamente correto é possível garantir a vitória 100% das vezes. - Snowball: Efeito bola de neve onde utilizam a força inicial dos campeões ou vantagem de ouro para criar novas vantagens - Weakside: Área do mapa onde é mais dificil criar jogadas, normalmente recebendo menos atenção do time - Strongside: Area do mapa onde o time pode criar jogadas no early game - Blind pick: escolher um campeão sem saber seu oponente de rota. - Topside: Área superior do mapa - Botside: Área inferior do mapa - Early game: Início do jogo, onde cada um vai para sua rotas, geralmente até a primeira torre cair. - Mid game: Fim do early game, porém normalmente nenhum time tem condição de ganhar a partida e apenas convertem vantagens naturais do early game. - Late game: Momento do jogo geralmente a partir dos 21-22 minutos, onde há ameaça de Barão ou alma do dragão, que frequentemente abrem espaço para finalizar a partida.

Então bora! Draft 1º Jogo

Draft do jogo 1 na ordem original de picks.

Banimentos- Jayce, Kalista, Kennen, Viego, Ziggs e Leblanc: Red começa banindo Jayce e Kennen, campeões muito fortes na mão do Parang, além de serem counters de vários campeões do top. Flamengo começa banindo Kalista, que é uma resposta para ezreal ou botlanes de scaling como Aphelios + Thresh. Em seguida banem Viego, provávelmente o jungler mais forte no 11.15. Red finaliza banindo Ziggs, campeão muito forte, pois segura a rota inferior sozinho enquanto o suporte pode rotacionar, novamente focando a influência na topside do Parang. Por último flamengo bane Leblanc, um pick extremamente forte, mas que tem counterpicks conhecidos como Lissandra, Malzahar e outros. Mesmo Tutsz possuíndo vitória de Lissandra, Leblanc fica livre no mapa e Flamengo já entrega que quer um early game sem nada atrapalhando seus planos.

B1- Ezreal: Ezreal não é um first pick forte, mas nessa série, para a RED o "Tema" é a Topside, 3 banimentos direcionados a dificultar a vida do Parang, enquanto Ezreal é outro campeão que segura a rota sozinho, escolhendo ele, permitem que JoJo influencie a top side, enquanto removem essa opção do FLA, como se fosse um quarto banimento.

R1 R2- Thresh e Xin Zhao: Xin zhao provavelmente é o segundo jungler mais forte, enquanto Thresh é uma escolha sólida, provavelmente querendo jogar com um Hyper carry.

B2 B3- Lee Sin e Nautilus: Lee Sin, além de ser uma escolha sólida e aceitável contra Xin Zhao é um dos principais campeões do Aegis, apesar de não ser comum pode ser top ou mid também. Nautilus, apesar de não ter sinergia direta com ezreal é uma escolha forte contra Thresh e rotaciona o mapa muito bem, seguindo o tema de influenciar a topside.

R3- Jinx: Aphelios seria a escolha mais comum, porém optam pela Jinx que é quase tão boa quanto e tem mais segurança contra esse Nautilus.

Banimentos: Camille por parte do FLA, por ser um ótimo blind pick, uma vez que querem forçar o last pick do Parang. Sylas por parte da red, talvez pensando que deixem last pick para o Tutz, uma vez que é seu campeão mais jogado com 83% taxa de vitória. FLA segue banindo Twisted Fate, um forte counter de Syndra, como também um campeão que influência facilmente a topside. Red  termina banindo Ekko, uma possível resposta para Syndra, nesse ban estão convidando e desafiando o FLA a pegar Syndra pois já possuem uma resposta preparada.

R4- Syndra: Ja é um forte blind pick, com 4 campeões mid banidos, sendo 3 deles match ups difíceis, o draft clama por isso.

B4 B5- Zoe Gwen: Zoe é a resposta preparada do Grevthar contra Syndra, enquanto, com Kennen e Jayce banidos, não há quase nenhum campeão que consiga criar em cima da Gwen no início do jogo, forçando o flamengo a jogar mais passivo. Existe uma ínfima possibilidade de Lee Sin top e Gwen jungle, a depender do R5

R5- Sett: Considerado um counter de Gwen, neutralizando sua força no early juntamente com Lee Sin, deixando a RED dificultada na criação de jogadas ou vantagens cedo. De qualquer forma mais pra frente no jogo a Gwen passa a superar o Sett.

Resumo do draft - Jogo 1

Uma coisa muito preocupante é RED ter "respostas ao plano de jogo", já na 1a rotação de banimentos. Red concentrou todos seus esforços para dificultar a vida do parang. Seus 4 campeões devem influenciar a topside, enquanto o late game pode ser garantido pela dupla de Ezreal e Zoe, que machucam bastante no poke. Já o flamengo tem Xin Zhao e Syndra para pressão e criação de jogadas early, enquanto o Sett absorve a pressão e nas lutas ajuda Thresh a proteger a Jinx.

Breve resumo do jogo 1

Já no início do jogo Guigo está Destruíndo Parang, permitindo Arongueijo para Aegis e forçando Ranger a pegar o Arongueijo inferior.
Parang consegue virar a match up e abre uma boa vantagem em farm para cima do Guigo. Ranger está para um possível dive, porém Jojo e Grevthar esão subindo (minimapa). Parang escolhe lutar e ranger acaba sendo abatido no 2x4.
FLA pega o arauto devido a pressão em todas as rotas e rotação do Netuno. Red parece não ter reconhecido e respondido adequadamente.
Arauto no Bot do FLA. Quase levam a torre, mas morrem 2 por 1.
Flamengo chega a abrir 5 mil de ouro de vantagem, porém morrem diversas vezes em pequenas lutas ou pickoffs. Dissolvendo sua vantagem criada no início do jogo. Em uma chamada de Barão enquando RED se moviementava pro dragão, acabam sofrendo com poke de Ezreal e Zoe, pegam o barão mas 4 são abatidos, Ace 5 a 0 e quadra Kill do Guigo.
Convertendo e segurando lentamente sua vantagem até o segundo barão. Enquanto pressionam Grevthar mata Tutsz de baixo da torre, abrindo espaço para uma luta 4v4 e GG da RED.

Draft do jogo 2

Draft na ordem correta jogo 2, Novamente FLA no red side, aparentemente os 2 times querem essa formação

Banimentos: RED segue com mesmos bans pelos mesmos motivos do último jogo. FLA troca seu ban de Leblanc por Xin Zhao (pensando em pegar Lee sin Talvez?).

B1- Lee sin: Com o ban de Xin Zhao, decidem pegar o jungler primeiro, deixando passar o Ezreal para o FLA.

R1 R2- Leblanc e Olaf: Se Tutsz estava "com medo" da Leblanc blind pick, nada mais lógico que ele também pegar sem ver o mid inimigo. Olaf, escolha estranha, é uma resposta pra Xin Zhao, mas é uma luta equilibrada contra Lee Sin, por quê baniria o Xin e não o Lee se queria ir de Olaf? Também não pegam ezreal, que facilitaria jogo em volta do Parang.

B2 B3- Gwen e Ezreal: Time que está ganhando não se mexe, Gwen e Ezreal, fugindo do ban de Gwen, uma vez que o FLA não se mostrou apto a respondê-la no jogo 1. Todo o plano da RED permanece em volta dessa topside.

R3 - Lucian: Como o sett não funcionou contra a Gwen, Parang parte para o Lucian, querendo ter criação de jogada e pressão logo no início do jogo, early game extremamente agressivo nesses primeiros 3 picks.

Banimentos: Syndra e Ryze: duas respostas sólidas contra Leblanc, deixando a Lissandra aberta, enquanto RED remove Thresh e Braum, os dois melhores suportes para jogar junto de um ADC de scaling como Jinx ou Aphelios.

R4- Kaisa: Demonstram que querem agressividade nas 3 rotas, pegando um adc de early game, e permitindo counter pick pro suporte. Talvez os banimentos de Thresh e Braum "convidaram" jogar um bot de early game.

B4 B5- Lissandra Rakan: Lissandra é uma das resposta mais atuais e aparece basicamente só contra a Leblanc. Rakan normalmente não se é escolhido logo de cara, pois é forte contra campeões de iniciação, mas com Thresh e Braum banidos e jogando contra Kaisa não é muito prático o FLA pegar algum counter de Rakan, pois não teria a agressividade que o draft chama.

R5 - Leona: Campeão forte de iniciação, sendo bom com Kaisa e nesse early game explosivo do FLA, consegue também parar o ímpeto de Rakan, apesar de não ser um pick counter.

Resumo do draft 2º jogo

Do lado do Flamengo temos 1 composição onde todos estão no mesmo plano: Destruir o early game e fazer um snowball para ganhar o jogo. Porém ter 2 lados do mapa que exigem atenção para valer a pena dificilmente é um bom plano. Red tem mais scaling, e seus campeões em geral são resistentes no early, tendo várias sinergias com Rakan, Lissandra e Lee Sin.

Breve resumo do jogo 2

Red realiza um dive na topside, abatendo o Parang. Logo após, o Flamengo realiza um dive na botside abatendo Titan, mas sai na pior, Ranger e Redbert são abatidos. E assim que parang chega na lane Guigo consegue outro abate. 4 a 1 em kills, com uma vantagem de 1000 de ouro após essas 3 jogadas bem sucedidas da RED em apenas 6 minutos.
Flamengo, por ser uma composição de early game não tem outra opção se não continuar forçando jogadas. Perdem 2v2 no top, perdem 2v2 no bot. A vantagem de 3 mil de ouro aos 7 minutos é uma posição ganha para o time da RED.
Com uma composição de outscaling nos 5 campeões, e com uma vantagem de ouro gigante, red conseque fazer um Snowball sem dificuldade, e surpreendem, finalizando o jogo mesmo sem alma do dragão e sem Barão.

Draft jogo 3

Draft do jogo 3 na ordem de picks original.

-Banimentos: RED segue com os mesmos banimentos, afinal time que está ganhando não se mexe. FLA bane Ezreal e Gwen, uma vez que foi provado a ausência de resposta sólida, sobrando o Lee sin. Banem a Leblanc, pois agora a RED pode escolher a Leblanc no R3 e banir counterpicks para a mesma.

B1 - Viego: É um dos first picks mais consistentes no meta, mas Lee Sin teria alto valor por remover um campeão fortíssimo do Aegis.

R1 R2 - Lee Sin e Ashe: Lee sin, que além de ser sólido, já venceu 2 jogos e obviamente Aegis está bem confiante. Como o tema dos jogos no draft da RED está sendo o Parang, com Ziggs e Ezreal banidos Ashe e Varus se tornam os adcs mais fortes que não exigem muita atenção, porém Varus não é preferência nem estilo do titan, RED bane o campeão 33% dos jogos, mas escolheu o mesmo uma vez e perdeu. Enquanto a Ashe é um campeão que vem aparecendo mais e mais, com Titan já tendo uma vitória com a mesma.

B2 B3- Sylas e Rell: Flamengo está perdido, são ambos péssimos blind picks, porém em drafts mais planejados e lógicos eles perderam, portanto podem seguir para zona de conforto e confiança. Tutsz tem um histórico muito bom de Sylas, com 6 jogos e 1 derrota. RedBert tem 5 jogos e apenas 1 derrota. Porém no meu ponto de vista como coach e analista não é assim que se toma decisões, mesmo em uma md5 quando se está 0/2. O jogo tem teorias, conclusões análises justamente para que se escolha esses campeões nos momentos corretos, onde vão conseguir ganhar uma grande porcentagem dos jogos. Quando você substitui a decisão lógica por emocional em um draft, você está fadado a perder. Esse momento escancara a falta de preparação do FLA, não tinham nenhum plano bom para caso saíssem 0/2? O plano é: Cada um pega o que gosta e o que é bom e vamos ver?

R3- Camille: Como Sylas é flex pick, e camille estava sendo banida na 2a rotação, pegar agora garante esse blind pick forte, já que a Gwen está banida. Além de casar com o tema de top strongside.

Banimentos- Fiora, Galio, Tristana e Ryze: Fiora é um counter conhecido de camille, enquanto Galio é um campeão muito com junto com Camille, Tristana é provavelmente o melhor counter de Ashe, e por último o Ryze é o campeão mais jogado de Grevthar, mas não é muito bom contra Sylas, não fazendo muito sentido o banimento.

R4- Rakan: Campeão tranquilo de jogar contra Rell, não é um Counter poderoso de Rell, porém deixa lane phase estável, e combina muito bem com o plano de jogar para o top e com a dupla de Lee Sin e Camille

B4 B5- Akali e Kai'sa: Akali é um campeão que pode jogar contra camille, mas novamente está longe de ser das escolhas mais populares contra a mesma, sendo provável um pick de confiança de Parang. Kai'sa no mesmo sentido é um bom par com Rell, mas não é boa contra Rakan nem Ashe. O draft segue sem fazer muito sentido após o viego, apenas pegando campeões de early game, com possibilidade de criar jogadas e que os jogadores estão acostumados. Tendo algumas sinergias, mas não reagindo de quase nenhuma forma as escolhas de campeões feitas pela RED.

R5- Twisted Fate: Nosso querido TF, apesar de ser contra-intuitivo contra Sylas (uma vez que não abusa do match up e não pune o Sylas blind pick) é um campeão que ao mesmo tempo ajuda muito no tema da série de jogar pela topside, como também é um forte campeão contra a composição inimiga, uma vez que sua ultimate revela os campeões inimigos durante: "W" da akali, "E" da Kai'sa evoluido e o "E" do Viego.

Resumo do draft 3º jogo

A Leblanc ser banida ou pickada os 3 jogos parece algum trauma ou limitação do Tutsz, o Ban de Lee Sin era gritante nesse draft. Red manteve o mesmo plano de jogo nos 3 jogos, só teve que mudar os campeões. FLA não trouxe plano de jogo, apenas decidiram pegar campeões em que são confiantes para ganhar.

Resumo do jogo 3

Após um early game relativamente tranquilo, apesar do FLA ter 400 de ouro a mais a RED possúi o Arauto que tem mais valor. Parece um replay da última partida, onde o Ranger fica fora da visão da RED e parang força uma luta, porém a luta na verdade é 4 contra 2, após isso, RED pega 2 abates e 2 torres com o arauto, enquanto Netuno pega barricadas Bot, com isso a RED abre uma vantagem de 2000 de ouro sem resposta alguma do FLA.
RED realiza um dive na torre do mid, porém o Fla surpreende indo para cima com tudo, 5 abates a 1 para o FLA. Ficando com 900 de ouro em vantagem e levando uma torre no top e outra no mid.
Com a vantagem de ouro FLA pressiona as torres, levando do mid e top e abre uma vantagem de 3000 de ouro. Após isso tentam um Barão, porém Aegis rouba o Barão, ganhando mais 5 minutos de jogo, e 1500 ouro para a RED. Nesse ponto a RED tem campeões mais fortes no final do jogo, uma composição mais sinérgica como também 2 dragões a 0. Ainda estão bem atrás em ouro, mas o jogo está longe de estar perdido.
RED tinha 3 membros na parte superior do mapa, tentando criar algum tipo de jogada. O que eles não contavam é que 4 membros do FLA estavam pelo mid. Com 5 contra 2 fica fácil iniciar, matar o Titan e levar a torre juntamente com o Inibidor.
Guigo se sacrifica para limpar uma onda de mínions. Porém outra vem chegando, RED em uma tentativa desesperada de defender com Titan e Guigo ainda mortos lutam 3 contra 5 abaixo das torres do nexus, sendo todos abatidos, mas limpando as tropas e não permitindo o GG. Flamengo recua com seus quase 6 mil de ouro de vantagem e inibidor destruido.
RED estavam com 5 membros pela mid lane e rio do dragão, quando avistam RedBert pela parte inferior do mapa. Com isso rapidamente iniciam 5v3 no Ranger (com TP do parang e Redbert chegando a luta logo será 5 contra 5). Red sai vitoriosa, 5 abates a 3, ficando apenas 2 mil de ouro atrás e conquistando mais um dragão.
FLA aproveita a pressão do inibidor para controlar a área do Barão e iniciá-lo, porém não finalizam tão rapidamente, red controla a visão dos matos e o Ultimate do Grevthar revela todos membros do FLA. Lutando com informação e do jeito que querem abatem 4 por 1 e fazem o barão.
Red utiliza o Barão de maneira conservadora, levando 2 torres, para ter itens e controle de visão e ter vantagem na luta pela alma do dragão. Em uma luta caótica RED vence abatendo 5 por 3, porém Ranger rouba a alma do dragão. Com a luta RED leva as torres de inibidor do top e do bot.
Tutsz é abatido no meio da selva. Enquanto a RED leva o inibidor do topo, Ranger e Parang tentam uma iniciação 4 contra 5 em cima do Grevthar. RED vence a luta abatendo todos jogadores do FLA e perdendo apenas Grevthar. Com isso partem para o GG e vencem a série de 3 a 0.

Conclusão e comentários.

O primeiro draft do Flamengo vem com uma proposta clara, jogar pelo top side e converter a vantagem do top para a botlane. Pegando vários dos campeões mais fortes e atualizados do meta para esse estilo, porém com um grave problema. A RED desde os bans até o primeiro pick estava draftando para impedir jogadas pela topside, ou seja Flamengo não foi responsivo no draft e não mudou seu plano de jogo que estava sendo atacado pela RED. Escolha relativamente normal para um primeiro jogo da Série, caso o estilo "Flamengo" de jogar não de certo, podem partir para outro. Em relação a scouting, o banimento de Leblanc e deixar Lee Sin aberto todos jogos é estranho também. Lee Sin é conhecidamente o melhor campeão de Aegis, que após a série tem 7 jogos 7 vitórias.

Pro segundo e terceiro jogo deveriam mudar a estratégia, uma vez que a red estava focando em anular qualquer tipo de jogada ou pick forte na topside (desde 1º banimento do 1º jogo), poderiam  ter algum plano focado na botlane, composição de scaling ou algum plano diferente. Porém o 2º draft foram diversos campeões de early game forte apostando em um early bem jogado para a vitória e o 3º draft foi basicamente "pega Viego, o resto pega oq tiver afim". A RED também não foi muito criativa, segundo o mesmo plano de jogo os 3 jogos, mas temos como culpar ela? O flamengo claramente não tinha um plano B.

Banimentos em campeões que não são prioritários dos jogadores da RED como Leblanc ou Ryze blind pick, composições sem capacidade de jogar em desvantagem de ouro no jogo 2 e 3, drafts não responsívos a estratégia inimiga, apenas montando a sua, mostram que sim, um analista conseguiria auxiliar o coach no entendimento do jogo inimigo e preparar no MÍNIMO 3 estratégias para essa série. Também havia tempo para os jogadores do FLA se familiarizarem com campeões fortes que passaram em branco nessa série, como Varus, Renekton, Tahm Kench e Irelia.